SAÚDE MASCULINA – Uma atenção especial aos Homens.

O homem moderno assume responsabilidade por sua própria saúde!

A Saúde Masculina é o tema principal a ser discutido nesse artigo. Homens e Mulheres estão dividindo e compartilhando as responsabilidades da vida familiar. Hoje, além de melhorias na atenção à sua saúde, a Mulher também assume outras responsabilidades cotidianas como o provimento financeiro, o cuidado com os filhos, com a administração das despesas, com a organização do lar. Os homens começaram a se interessar pela rotina doméstica e deixaram, simplesmente de ser o principal provedor financeiro. São cenários cada vez mais comuns nos dias de hoje. Mas o que acontece com a atenção à saúde? Será que esse cuidado não tem sido esquecido pelos homens?

 A Medicina Preventiva é uma atividade na área da saúde que tem ajudado os seres humanos a evitar doenças. A promoção da saúde é um desenvolvimento dessa atividade que ajuda a obter melhorias e capazes de produzir bem estar em diversos áreas da sua vida.

A primeira causa de mortalidade natural dos seres humanos são as doenças cardio-vasculares. Morre-se mais de infarto do miocárdio e de derrames do que de qualquer outro tipo de doenças. Por isso, são populares e conhecidas as campanhas de esclarecimentos à população sobre como controlar os fatores de risco para este tipo de doença. Acontece que os mesmos fatores de risco envolvidos com o infarto do miocárdio e com os acidentes vasculares cerebrais podem também, levar ao aparecimento de problemas de ereção, alterações da micção e do funcionamento dos rins. A consulta preventiva é uma ótima oportunidade para prevenir também essas doenças.

Consultas regulares mesmo quando você está bem podem protegê-lo contra os problemas mais comuns de saúde.

A segunda causa de morte natural do ser humano é o câncer. Campanhas de esclarecimento foram idealizadas para detecção e tratamento de certos tipos de câncer que tenham pelo menos três características:

  1. Seja muito freqüente;
  2. O diagnóstico seja simples e barato e
  3. Exista um tratamento capaz de curar a doença identificada. 

Rapidamente surgiram campanhas voltadas para o câncer de pele, de útero, de mama e de próstata, os tipos de câncer que apresentam essas 3 características. Sem dúvida alguma, as melhores respostas têm vindo das mulheres em atenção ao útero e à mama. Os homens estão aderindo cada vez mais à prevenção, mas ainda há necessidade de melhorar essa adesão. Recentes pesquisas revelam que as mulheres estão vivendo mais tempo e com melhor saúde do que os homens. Isso ocorre por as mulheres se expõem menos aos riscos (bebem menos, evitam gorduras, evitam comportamentos de risco) e se cuidam mais (cuidam da aparência, buscam mais insistentemente a felicidade, vão freqüentemente ao médico, aderem mais às campanhas de prevenção). Além de tudo isso, as mulheres têm sido o foco principal de atenção dos organismos promotores de saúde, como os órgãos públicos e a mídia, porque são mais acessíveis em responder às campanhas.

 Não cabe discutirmos os motivos que levam os homens a estarem mais distantes disso tudo. Entretanto, muita coisa pode ser feita para atingir melhores índices de adesão e alcançar o objetivo principal. Como diz aquela conhecida canção: “…ninguém precisa ficar sentado no seu apartamento esperando a morte chegar…”

A Urodinâmica, Clínica Urológica especializada, mantém informações atualizadas e importantes para a Saúde do Homem. Nosso foco está voltado para oferecer orientações sobre doenças mais freqüentes e mais graves que podem afetar especificamente o Homem e que podem ser prevenidas, evitadas ou então tratadas precocemente. Nossa atenção está voltada para os seguintes problemas:

 1)      Câncer de Próstata

2)      Hiperplasia Benigna de Próstata

3)      Incontinência urinária

4)      Problemas de ereção e de ejaculação

5)      Declínio hormonal do homem idoso

6)      Planejamento Familiar

7)      Qualidade de vida e sexualidade

Se estiver interessado em promover a sua saúde, melhorar o seu relacionamento e cuidar melhor de você converse com um dos médicos da clínica e descubra como podemos ajudá-lo com essa ação. Veja mais informações em nosso site: www.urodinamica.com.br

Esse post foi publicado em Saúde Masculina, Urologia para a melhor idade e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário